Trajano Galvão de Carvalho nasceu na Vila de N. S. de Nazaré, no Mearim (MA), no Sítio Barcelos no dia 19 de janeiro de 1830 e faleceu a 14 de julho de 1864 em São Luís do Maranhão. Patrono da Cadeira nº 10, da Academia Maranhense de Trovas, fundada por Olímpio Martins da Cruz (Olímpio Cruz) e atualmente ocupada pela escritora Albiane Oliveira Gomes.
IMAGEM GOOGLE
Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo nasceu em São Luís do Maranhão, no dia 14 de abril de 1857 e faleceu a 21 de janeiro de 1913 em Buenos Aires (Argentina). Inaugurou o Naturalismo no Brasil com a obra O Mulato. Foi grande romancista, cronista, contista, jornalista, além de diplomata, caricaturista, desenhista e pintor. Patrono da Cadeira nº 09 da Academia Maranhense de Trovas, que fora fundada por Vicente Maya e, hoje, ocupada pela trovadora Tereza Cristina da Cunha e Silva.
IMAGEM GOOGLE
Humberto de Campos Veras nasceu em 25 de outubro de 1886, em Miritiba (MA), muniípio que hoje leva seu nome; e faleceu a 5 de dezembro de 1934 no Rio de Janeiro. Foi contista, memorialista, crítico e jornalista. É patrono da Cadeira nº 08 da Academia Maranhense de Trovas, fundada por Antônio Alves Monteiro e, atualmente, ocupada pelo trovador Raimundo Nonato Serra Campos Filho.
IMAGEM GOOGLE
Antônio Gonçalves Dias, escritor de renome nacional e internacional, nasceu em Caxias, em 10 de agosto de 1823 e faleceu em 3 de novembro de 1864, aos 41 anos, no naufrágio do navio Ville de Boulogne, na região de Atins, na baía de Cumã, em Guimarães. Patrono da Cadeira nº 07 da AMT, que fora fundada pela trovadora Conceição de Maria Gomes de Oliveira e que atualmente é ocupada pelo escritor José Carlos Castro Sanches.
IMAGEM DO GOOGLE
José Ribeiro de Sá Vale - patrono da Cadeira nº 06 da Academia Maranhense de Trovas. A cadeira fora fundada por José Carlos Sá Vale (Sá Vale Filho), hoje VAGA.