Academia Maranhense de Trovas - AMT
A trova como instrumento de linguagem e emoções: poesia minimalista em sua completude
E-books
EDITAL DO II CONCURSO DE TROVAS DA DELEGACIA DA UBT DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO E DA ACADEMIA MARANHENSE DE TROVAS
Autoria:
Academia Maranhense de Trovas e DELEGACIA DA UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO
Ano:
2024
Tamanho:
128 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
O II Concurso de Trovas da Delegacia da UBT de São Luís do Maranhão e da Academia Maranhense de Trovas (AMT), referente a 2024, faz parte das comemorações pertinentes aos 140 anos de nascimento da escritora, professora e conferencista maranhense Laura Rosa. Segundo a professora, pedagoga, mestra e doutora em educação Diomar das Graças Motta, (Motta, Diomar das Graças. As mulheres professoras na política educacional do Maranhão, Editora Universitária, São Luís, 2003), Laura Rosa era filha de Cecília da Conceição Rosa e de pai desconhecido, nascida em 1º de outubro de 1884, em São Luís, no prédio da fábrica de tecidos Santa Amélia, à rua das Crioulas, no centro da Cidade. Laura Rosa foi criada por padrinhos os quais lhe deram boa educação; diplomou-se no dia 12 de janeiro de 1910, como professora normalista pela Escola Normal do Estado do Maranhão; no mesmo mês foi nomeada professora de um distrito de Caxias, município do Maranhão; faleceu aos 92 anos, no dia 14 de novembro de 1976, em Caxias.. Segundo Motta (2003), ela ingressa no mundo literário com o pseudônimo de Violeta do Campo: Apesar do pequeno avanço da mulher no mundo das letras (sobretudo, publicamente), seria inadmissível uma mulher, que não pertencia à elite econômica maranhense, impor seu nome, através de sua produção literária de forma ampla. O pseudônimo escondia a poetisa, mas, sobretudo, a mulher simples, filha ilegítima, a solteira e, possivelmente, a professora.
 
PUBLICAÇÃO EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 01/2024 DA COMISSÃO DA PRIMEIRA ANTOLOGIA DA AMT
Autoria:
Academia Maranhense de Trovas
Ano:
2024
Tamanho:
760 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
A Presidente da Academia Maranhense de Trovas, Wanda Cristina da Cunha, por meio da Comissão abaixo nominada, convoca todos os membros efetivos da instituição para participarem da I Antologia da Casa de Carlos Cunha intitulada “PERFIS ACADÊMICOS: Patronos e Fundadores’ que tem como objetivo apresentar os perfis de seus membros atuais, fundadores e patronos, além de contribuir para o registro histórico da AMT e do movimento de trovas no Maranhão que se instalou a partir da revitalização da academia em agosto de 2021. O livro será feito no tamanho de 21 por 15, previsto para lançamento no dia 07 de dezembro de 2024, dia de aniversário da Academia.
 
E-BOOK- I CONCURSO DE TROVAS DA UBT DE SÃO LUÍS E DA ACADEMIA MARANHENSE DE TROVAS
Autoria:
Academia Maranhense de Trovas e Delegacia da UBT de São Luís do Maranhão.Organizadoras: Wanda Cunha e Franci Monteles
Ano:
2023
Tamanho:
8 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
E-book do I Concurso de Trovas promovido pela UBT de São Luís do Maranhão e pela Academia Maranhense de Trovas, no ano de 2023, com a publicação do Edital, biografias dos julgadores e fiéis depositários; publicação das trovas classificadas e notícias sobre o concurso. Prefácio da Presidente Nacional da União Brasileira de Trovadores, Andréa Motta Paredes; e "Algumas Palavras", do Vice-presidente Nacional da UBT, Arlindo Tadeu Hagen. Organizadoras: Wanda Cunha e Franci Monteles. Bibliotecária; Joseane Maria de Souza e Souza. Revisão: Wanda Cunha e Franci Monteles. Projeto Gráfico: Inspirar Inovação & Comunicação (Francisco James Vera). Capa: Francisoco James Veras. 62 páginas e 8,7MB.
 
I CONCURSO DE TROVAS DA UBT DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO E AMT
Autoria:
Academia Maranhense de Trovas e DELEGACIA DA UBT DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO
Ano:
2023
Tamanho:
222 KB
Formato:
DOCX
Sinopse:
O CONCURSO DE TROVAS NO MARANHÃO TEM COMO OBJETIVO DIVULGAR E DISSEMINAR A TROVAS, ALÉM DE PRESTAR UMA HOMENAGEM AO ILUSTRE ESCRITOR GONÇALVES DIAS, NASCIDO EM CAXIAS - MARANHÃO. EM 10 DE AGOSTO DE 1823, COM O INTUITO DE COMEMORAR O SEU BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO, SOBRELEVANDO O GRANDE POETA, ADVVOGADO, JORNALISTA, TEATRÓLOGO E ETNÓGRAFO QUE ELE O FOI, UM DOS GRANDES REPRESENTANTES DO ROMANTISMO NO BRASIL QUE TEVE COMO CARACTERÍSTICA MARCANTE O INDIANISMO EM SUA POESIA. ESCREVEU VÁRIAS OBRAS, DENTRE AS QUAIS OS TIMBIRAS, CANÇÃO DO EXÍLIO, PRIMEIROS CANTOS, I JUCA-PIRAMA, CANTO DO PIAGA, SEXTILHA DE FREIRA ANTÃO, SEGUNDOS CANTOS, ÚLTIMOS CANTOS E MUITAS OUTRAS. FOI PATRONO DA CADEIRA 15 DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.