Academia Maranhense de Trovas - AMT
A trova como instrumento de linguagem e emoções: poesia minimalista em sua completude
Textos

 

A AMT trouxe para a III edição do Sarau das Rosas o tema "Mães que fazem a diferença".

O acadêmico Zequinha Trovador, na oportunidade, fez homenagem à sua esposa Fátima, à grande e admirável amiga Cleomar, ambas presentes; e às confreiras da AMT.

As irmãs trovadoras, ele homenageou com esta trovas:

"Vejam, irmãos, belas rosas/

todas com seus predicados/São flores tão primorosas/que nos deixam ofuscados."

 

Para a esposa, ele escreveu esses heptassílabos:

"Maria é mãe, companheira/minha eterna namorada/amada e bela parceira/sem María, não sou nada".

Para a admirável amiga Cleomar, ele esculpiu esses versos:

 

"Sempre alegre e generosa,/exemplo belo de amor,Cleomar é mãe zelosa,/para os filhos, um primor".

Mas quem é aquela mulher tão especial para Zequinha Trovador?

Uma mulher aparentemente igual às outras, mas diferente na construção de sua própria história, dotada de um humanismo privilegiado que só engrandece as pessoas com as quais convive.

Nos bastidores do Sarau, a AMT descobriu suas virtudes de mulher. E é assim que Zequinha Trovador conta a história dessa mãe que faz a diferença. Diz ele:

"Cleomar da Cruz dos Santos nasceu em Caxias, Maranhão. Mudou para Imperatriz, na região do Tocantins, aos 6 anos. Casada durante 43 anos com Gilberto Santos, funcionário da Embratel, falecido. Ela sempre desejou ter uma família grande, porém, o esposo era estéril. Escolheu adotar filhos do coração". Cleomar, por seu turno, enfatiza: "nunca pedi um filho a nem uma mãe, inclusive achava doloroso ver alguém dar o seu bebê para outra pessoa. Os filhos que chegaram, enviados por Deus, um após o outro de maneira natural, são bênçãos divinas, até o juiz da cidade na época mandou um para eu cuidar. Passaram pela minha vida oito filhos, cinco ficaram, três localizaram os familiares. Hoje, os cinco que criei são pessoas de bem, amorosos e unidos. Louvado seja Deus por tê-los em minha vida", encerra Cleomar.

A amiga dileta de Zequinha Trovador faz a diferença, ao tirar da orfandade os filhos de outras mães que, de uma forma ou de outra, não puderam criar seus filhos e, por conseguinte, não puderam lhes dar carinho. Que Deus continue a abençoar Cleomar e colocar no mundo outras mães iguais a ela para que tenhamos uma sociedade mais humana, mais feliz e mais cristã.

A AMT agradece ao Zequinha Trovador as grandes contribuições que ele tem dado à instituição como um trovador de grandes méritos e como um ser humano admirável.

 

Academia Maranhense de Trovas
Enviado por Academia Maranhense de Trovas em 17/05/2025
Alterado em 17/05/2025
Comentários