A Academia Maranhense de Trovas promove, nesta quarta-feira (14/06), uma Oficina de Trovas a alunos do
Centro de Ensino Integral Almirante Tamandaré na Cohab, bairro de São Luís do Maranhão.
Além de disseminar a trova no seio da classe estudantil maranhense, o objetivo do evento é incentivar a participação dos estudantes no I Concurso de Trovas Promovido pela AMT e Delegacia da União Brasileira (UBT) de São Luís do Maranhão,.
O Concurso é em homenagem ao Bicentenário de Gonçalves Dias e traz os seguintes temas: na modalidade lírica ou filosófica (L/F), paraTrovador Veterano, "Os Timbiras"; na modalidade L/F/ Novo Trovador, "Gonçalves Dias"; na modalidade L/F/ estudantil, "Canção do Exílio". Na modalidade humor, para todas as categorias o tema é "Sabiá".
A AMT também levará para a escola a sua exposição de trovas em azulejos, "Sarau das Rosas", compostas de 45 azulejos com trovas de membros efetivos da Academia, patronos e patronas, em homenagem às mães.
Oficinas itinerantes - No fim do mês passado, a AMT fez oficina e levou o Sarau das Rosas ao municipio de Viana, sob a recepção da Academia Vianense de Letras. Lá a oficina foi ministrada à classe estudantil e representantes culturais. No início deste mês, a oficina itinerante foi ao Colegio Militar Tiradentes l (foto), no Bairro da Vila Palmeira. E já há programação de itinerância agendada para 28 de junho no Municipio de Santa Luzia.
A AMT também participará do XVII Encontro Humanístico da UFMA: ciências, humanidades e reconstrução democrática, com o minicurso "A Trova e seu resgate no Maranhão ", seguida de oficina de trovas, apresentação de um sarau e a exposição de trovas em azulejos.
É a trova no Maranhão construindo história e cultivando trovadores.